Capital Seguro = Produção Segura X Preço Seguro
Sim, a produção segura está sujeita a um limite máximo para a cultura e parcela/sub-parcela ou conjunto de parcelas/sub-parcelas em causa:
Ou, em alternativa, e caso o agricultor disponha de histórico de produtividade comprovável:
* Valor médio de produtividade obtido nos últimos três anos ou, em alternativa, nos últimos cinco anos excluídos o valor mais elevado e o valor mais baixo.
Para consultar a Produtividade Tabelada consulte as tabelas
Existem três formas distintas de indicar a produtividade média:
1. Parcela/Sub-parcela:
Neste caso, indica, para cada parcela/sub-parcela que pretende segurar, a respetiva produtividade média.
2. Verbas(s):
Neste caso, indica, para todas as parcelas/sub-parcelas englobadas em verbas referentes ao mesmo conjunto [N.º UP / Cultura / Regime de cultura / Sistema de cultura / Forma de cultivo(*)], respetiva produtividade média.
(*)A Forma de cultivo só é aplicável ao olival.
3. Unidade de Produção:
Neste caso, indica, para todas as parcelas/sub-parcelas englobadas em verbas referentes ao mesmo conjunto [N.º UP / Cultura], a respetiva produtividade média.
(*)Menor das duas.
Para consultar as tarifas de referência em vigor visualize o Despacho n.º 4585/2018 e o Despacho n.º 3420/2021
a) Perdas correspondem ao somatório das quebras de produção provocadas por sinistros de origem meteorológica cobertas pelo seguro. Apuradas de acordo com a unidade de referência indicada no contrato de seguro para a forma de definição da produtividade média – Parcela/sub-parcela, Verba(s) ou UP).
(b) Produção anual média = Produtividade média X Área segura.
(Apurada de acordo com a unidade de referência indicada no contrato de seguro para a forma de definição da produtividade média – Parcela/sub-parcela, Verba(s) ou UP).