Seguro para Amendoal e Olival

A pensar nas necessidades dos agricultores, a Safe-Crop junta-se à Lusitânia para criar o Seguro para Amendoal e Olival. Filipe Charters de Azevedo, sócio da Safe-Crop, eplica “Em épocas de margens apertadas, o seguro agrícola é sempre uma ferramenta. A diferença face aos seguros tradicionais é que fomos mais além e protegemos o preço”.

As alterações climáticas, a falta de água e a transformação digital alteraram radicalmente o caminho dos agricultores. Assim, nasceu a Safe-Crop, como escudo protetor dos produtores de batata. Um serviço que cobre a margem até ao nível estabelecido, sempre que a colheita não vinga o quanto se esperava.

Posteriormente, a janeiro de 2022, a empresa lança dois produtos Paraméricos (proteção de rendimento) para os agricultores portugueses, com uma cobertura ajustada aos verdadeiros riscos de produção.

Assim sendo, o caráter inovador dos novos produtos de seguro está na solução de cobrir quedas de preço e de produtividade. Pois na queda da produção ou dos preços, a seguradora pagará a diferença entre os valores, de acordo com o definido. Charters de Azevedo sublinha a importância de “estarmos ao lado dos nossos produtores, do setor rural”.

“Numa altura de elevada profissionalização do setor, queremos ajudar os empresários a mitigar ao máximo o risco dos seus investimentos. Com o seguro Paramérico, o risco da queda de preço do azeite e da amêndoa deixou de ser uma preocupação”, assegurou Rodrigo van Uden Chaves, sócio da mesma empresa.

Quais os parâmetros de avaliação do seguro para amendoal e olival?

No novo produto, a avaliação do valor da produção e do rendimento baseia-se na variação dos índices de preço e produtividade. No caso do azeite, a evolução do preço baseia-se com o POOLRED e a da amêndoa funda-se no Observatório de Preços da Andaluzia.

As avaliações de produtividade, ajustados à realidade de cada produtor, são obtidas com base nos números do INE, e o prazo do pagamento da indemnização, caso exista, é conhecido no momento de subscrição do seguro, permitindo um adequado planeamento da conta de exploração do produtor e a salvaguarda do trabalho do agricultor.

Assim, a Safe-Crop proporciona inovação, ao incluir a segurança no preço, sujeita a quedas súbitas e imprevisíveis, ao contrário do tradicional seguro de colheitas.

Em suma, António Quadros e Costa, sócio da Safe-Crop, sublinha que “Este seguro Paramérico é um instrumento inovador”, acrescentando que o produto pretende “fazer a ponte entre um setor agrícola cada vez mais profissional e competitivo e um mercado globalizado e volátil”.

Partilhar:

Artigos Relacionados

Pedido de Cotação

Seguro de Proteção ao Rendimento

Seguro de Colheita